Curriculum Completo Vitor Caruso Jr.


Formou-se em Economia, na Universidade de São Paulo, com trabalho de formação sobre o emprego, e a empregabilidade no mundo moderno, a buscar uma solução mais humana e útil das relações no mercado de trabalho.


Cursou especialização em Comércio Exterior na Universidade de Miami, onde aprofundou conhecimento sobre as relações comerciais dos países, e a troca comercial que é vantajosa e benéfica para os mesmos.


Fez formação em técnicas de treinamento, na Universidade da California, Santa Cruz, com um dos co-fundadores da Programação Neurolinguística, Robert Dilts.


15 anos de carreira executiva, assumindo gestão nas áreas financeira, contábil e recursos humanos.


Superou um câncer aos 30 anos, em tempo recorde, com a aplicação de pesquisas em terapias complementares, o que direcionou seu desenvolvimento pessoal em busca da universalidade, conhecimento integral e espiritualidade.


Chegou a estudar Psicologia na PUC-PR, sem finalizar o curso, quando já em 2003 fazia parta da Associação Internacional de Yogaterapia (International Association of Yogatherapy)


Em 2005, recebe uma das mais importantes transmissões do budismo tibetano, diretamente do XIV Dalai Lama, baseado no "Grande Tratado do Caminho da Iluminação" de Tsongkapha. Tratado este que apresenta um profundo entendimento universalista sobre todas as práticas espirituais.




Identifica-se com o trabalho do yogue indiano Vijay Amar, que apresenta uma proposta de Yoga Universal, onde acolhe diferentes formas de prática e desenvolvimento pessoal, entre elas o Hatha Yoga, Astanga Vinyasa Yoga e meditação Vipasana.




Na mesma época, apróxima-se ainda mais do amigo e sábio Prof. Hermógenes,um dos pioneiros do yoga e terapia holística no Brasil, e torna-se seu biógrafo oficial, para aprender e escrever os principais acontecimentos e ensinos de sua vida.




Desenvolve trabalhos educacionais junto à Associação Palas Athenas, Unesco e Prefeitura de Curitiba, que levam a um reconhecimento local e internacional de seu trabalho pela Cultura de Paz, sendo eleito o primeiro presidente do Conselho de Cultura de Paz de Curitiba. Um de seus livros sobre o tema, tem o prefácio de Ela Gandhi, neta de Mahatma Gandhi.




Conhece o monge zen budista vietnamita Thich Nhat Hanh, em 2008, com quem identifica-se com os ensinamentos de liberdade pessoal e universalismo, e recebe a ordenação nesta tradição em 2009.




Aprende com os ensinos e convívio do sábio Prof. Hermógenes, a importância da visão universalista, sobretudo as mensagens e ensinanças do Prof. Carlos Torres Pastorino, Pietro Ubaldi, Chico Xavier e Divaldo Franco.


Escreveu até hoje 6 livros, que discorrem sobre os temas com os quais trabalha.


Outros momentos importantes:
































Estabelecendo uma rotina de disciplina corporal e prática, para superar diariamente os próprios limites, bloqueios e dificuldades.





















A amizade de Hermógenes sempre servindo como orientação e principalmente inspiração e aprendizado.


























Lançamento de seu livro "Mestres da Cultura da Paz" em São Paulo. Livro que possui o prefácio da neta de Gandhi, Ela Gandhi. Apoio no lançamento de dois espíritos inspiradores, Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena e Monja Coen, da comunidade zen budista.




Um dos vários momentos de carinho e compartilha com a Dra. Zilda Arns, na sede da pastoral da criança. Admiração por seu posicionamento pragmático, sem preconceitos e universalista.
Admiração e amizade com Dharma Mittra, um dos professores mais conhecidos dos EUA, brasileiro. Um dos yogues de maior domínio de posturas (ásanas) do mundo.


 Trocando ideias com Lino Miele, um dos mais renomados professores de yoga do mundo.

 Com o monge Anselm Grun, e logo abaixo, com Dom Lawrence, dois dos principais professores de meditação da história do catolicismo cristão.
Lançamento do livro de Thich Nhat Hanh em língua portuguesa, acolhidos por Lia Diskin, traduzido pelo Dr. Enio Burgos, apresentado por Vitor Caruso Jr, e explicado por Monja Coen.


Amizade e admiração pelo Prof. Shimada, que inaugurou a primeira academia de yoga do Brasil.